Mas afinal o que é Qualidade?
Qualidade é um conceito subjetivo que está relacionado diretamente às percepções de cada indivíduo. Diversos fatores como cultura, modelos mentais, tipo de produto ou serviço prestado, necessidades e expectativas influenciam diretamente nesta definição.O termo qualidade vem do latim qualitate, e é utilizado em situações bem distintas. Por exemplo, quando se fala da qualidade de vida das pessoas de um país ou região, quando se fala da qualidade da água que se bebe ou do ar que se respira, quando se fala da qualidade do serviço prestado por uma determinada empresa, ou ainda quando se fala da qualidade de um produto no geral. Como o termo tem diversas utilizações, o seu significado nem sempre é de definição clara e objetiva. Pode-se também seguir como exemplo a qualidade desta enciclopédia. Basta escolher um tema qualquer e escrever absurdos. O tempo para a correção ser feita está inversamente ligada à qualidade do site. Quanto melhor a qualidade, menor será esse tempo.
Qualidade é um conceito subjetivo que está relacionado diretamente às percepções de cada indivíduo. Diversos fatores como cultura, modelos mentais, tipo de produto ou serviço prestado, necessidades e expectativas influenciam diretamente nesta definição.O termo qualidade vem do latim qualitate, e é utilizado em situações bem distintas. Por exemplo, quando se fala da qualidade de vida das pessoas de um país ou região, quando se fala da qualidade da água que se bebe ou do ar que se respira, quando se fala da qualidade do serviço prestado por uma determinada empresa, ou ainda quando se fala da qualidade de um produto no geral. Como o termo tem diversas utilizações, o seu significado nem sempre é de definição clara e objetiva. Pode-se também seguir como exemplo a qualidade desta enciclopédia. Basta escolher um tema qualquer e escrever absurdos. O tempo para a correção ser feita está inversamente ligada à qualidade do site. Quanto melhor a qualidade, menor será esse tempo.
No que diz respeito aos produtos e/ou serviços vendidos no
mercado, há várias definições para qualidade: "conformidade com as
exigências dos clientes", "relação custo/benefício",
"adequação ao uso", "valor agregado, que produtos similares não
possuem"; "fazer certo à primeira vez"; "produtos e/ou
serviços com efetividade". Enfim, o termo é geralmente empregado para
significar "excelência" de um produto ou serviço.
A qualidade de um produto ou serviço pode ser olhada de duas
ópticas: a do produtor e a do cliente. Do ponto de vista do produtor, a
qualidade se associa à concepção e produção de um produto que vá ao encontro
das necessidades do cliente. Do ponto de vista do cliente, a qualidade está
associada ao valor e à utilidade reconhecidas ao produto, estando em alguns
casos ligada ao preço.
Do ponto de vista dos clientes, a qualidade não é
unidimensional. Quer dizer, os clientes não avaliam um produto tendo em conta
apenas uma das suas características, mas várias. Por exemplo, a sua dimensão,
cor, durabilidade, design, funções que desempenha, etc. Assim, a qualidade é um
conceito multidimensional. A qualidade tem muitas dimensões e é por isso mais
difícil de definir. De tal forma, que pode ser difícil até para o cliente
exprimir o que considera um produto de qualidade.
O cliente não avalia se um produto e ou serviço possuem qualidade
apenas pelo preço, ou por determinada característica, pelo contrário, a
qualidade é determinada quando o produto e ou serviço atingem a expectativa do
cliente. A definição de qualidade deve sempre estar relacionada com a
satisfação do cliente.
Do ponto de vista da empresa, contudo, se o objetivo é
oferecer produtos e serviços (realmente) de qualidade, o conceito não pode ser
deixado ao acaso. Tem de ser definido de forma clara e objetiva. Isso significa
que a empresa deve apurar quais são as necessidades dos clientes e, em função
destas, definir os requisitos de qualidade do produto. Os requisitos são
definidos em termos de variáveis como: comprimento, largura, altura, peso, cor,
resistência, durabilidade, funções desempenhadas, tempo de entrega, simpatia de
quem atende ao cliente, rapidez do atendimento, eficácia do serviço, etc. Cada
requisito é em seguida quantificado, a fim de que a qualidade possa ser
interpretada por todos (empresa, trabalhadores, gestores e clientes) exatamente
da mesma maneira. Os produtos devem exibir esses requisitos, a publicidade se
faz em torno desses requisitos (e não de outros), o controle de qualidade visa
assegurar que esses requisitos estão presentes no produto, a medição da
satisfação se faz para apurar em que medida esses requisitos estão presentes e
em que medida vão realmente ao encontro das necessidades. Todo o funcionamento
da "empresa de qualidade" gira em torno da oferta do conceito de
qualidade que foi definido.
Controle da qualidade, garantia da qualidade e gestão da
qualidade são conceitos relacionados com o de qualidade na indústria e
serviços. Os conceitos são usados em várias áreas, inclusive qualidade de
software. Gestão da qualidade é o processo de conceber, controlar e melhorar os
processos da empresa, quer sejam processos de gestão, de produção, de
marketing, de gestão de pessoal, de faturação, de cobrança ou outros. A gestão
da qualidade envolve a concepção dos processos e dos produtos/serviços, envolve
a melhoria dos processos e o controle de qualidade. Garantia da qualidade são
as ações tomadas para redução de defeitos. Controle da qualidade são as ações
relacionadas com a medição da qualidade, para diagnosticar se os requisitos
estão a ser respeitados e se os objetivos da empresa estão a ser atingido.
Para conhecer o andamento empresarial, é necessário
estabelecer parâmetros de medidas, não somente subjetivos, mas que esses
facilitem o gestor na tomada de decisão. A mensuração da qualidade dos produtos
e serviços da organização vem suprir essa necessidade através do uso de
indicadores.
Com relação à qualidade de serviços, dadas as
características peculiares aos serviços, não se pode medir a qualidade desses
da mesma forma feita para produtos. Então, para fazer isso, uma das propostas
existentes na literatura, é o método SERVQUAL.
Tradicionalmente as organizações dispõem de conjuntos ou
sistemas de medidas de desempenho, direcionadas à avaliação do desempenho
financeiro, e às vezes de produtividade. Mas o que se propõe é que os
indicadores de desempenho da qualidade apontem se a organização está sendo
competitiva em relação ao que os clientes desejam. Portanto, a nova proposta de
utilização de indicadores é de que eles sejam reflexos da organização como um
todo, apontando onde está a direção estratégica que a organização deve seguir.
Indicadores são modos de representação - tanto quantitativa
quanto qualitativa - de características e propriedades de uma dada realidade.
Em outras palavras é “uma característica específica que reflete um aspecto da
realidade observada”.
Quando se trata a respeito de indicadores qualitativos têm
se como exemplos a elaboração de questionários ou de perguntas a serem
respondidas pelos clientes. Já em dados quantitativos os exemplos mais comuns
são os de tempos, quantidade de produtos/serviços, número de informações, etc.
Com o uso de indicadores, um conceito nada novo, mas que
ainda revoluciona as empresas, foram criadas algumas organizações que propõem
estudos e cerificações, com o uso de indicadores. Também há vários estudiosos
que formularam teorias e soluções práticas sobre este assunto.
Segundo Mari (1997), que foi um destes estudiosos, “todas as
coisas que podem ser acessadas por intermédio de nosso conhecimento possuem um
número; pois sem os números não podemos compreender nem conhecer”. Portanto,
assim como os indicadores qualitativos, os quantitativos são essenciais para o
progresso organizacional.
(Fonte:Wikipedia)